O nosso muito obrigado a Igreja Batista de Olaria, por vir brincar com as crianças, continuem com este espírito solidário, as crianças agradecem.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Equipe da cozinha - um clima muito bom
A Equipe da cozinha está de parabéns, a comida é feita com muito carinho e de qualidade hein! Os moradores estão adorando o cardápio que vai de uma simples sopa até uma vaca atolada, temos as sobremesas, doce de banana, canjicão, iogurte, iogurte, frutas, quanta coisa boa, parabéns meninas, vocês estão dando um show de solidariedade fazendo tudo com carinho, e não podemos esquecer de agradecer as meninas que não estão na foto , mas que fazem parte da equipe também, amamos vocês!!!
Depoimento (10)
Chegada de mantimento e organização - Graças a Deus e ao Brasil não para de chegar donativos
Todos os dias chegam novos donativos, seja comida, água, fraldas, roupas, enfim, uma infinidade de coisas para suprir as necessidades destas famílias tão sofridas, nosso muito obrigado em primeiro lugar a Deus, depois a grande solidariedade do povo brasileiro, quem tem nos ajudado a dar condições de vida melhor a estas famílias que perderam tudo.
Depoimento (9)
Ricardo - voluntário do Rio de Janeiro
Ricardo assistiu pela TV tudo o que estava acontecendo em nossa cidade, mas não teve a noção no 1º momento da grandiosidade da tragédia. Continuando a assistir as notícias pela TV, sentiu um desejo enorme de vir para cá ajudar de alguma forma, se uniu ao amigo Pablo e vieram para Friburgo. O caminho foi tranquilo, mas quando foram se aproximando de Friburgo começaram a ficar assustados, foram de cara visitar o Floresta e depois foram para no Alunão, mas os desabrigados já haviam sido transferidos para a Escola Messias, ele diz que se surpreendeu com o carinho dos voluntarios e da alegria em sua chegada , dando-lhes condições de também ficarem no abrigo e ajudar voluntariamente. "Choro..."
Sr. Joaquim - o artista do abrigo - 1º foto antes e ao lado depois
Sr. Joaquim, foi um dos primeiros a chegar em nosso abrigo, veio do Rio de Janeiro visitar a família e encontrou todos mortos em São Geraldo (segundo ele), voltando ao centro da cidade foi para no hospital Raul Sertã e os bombeiros o deixou em nossa escola, Sr. Joaquim chegou com muita alegria, cantando e meio desconfiado, foi bem recebido e chegou um pouco detonado (kkk), cabeludo, barbudo, não demorou muito para o abrigo dar um fachina no Sr. Joaquim e até que ele ficou bonitão...Tem sido um colaborador na escola. Ele mesmo se intitulou responsável pela limpeza do pátio e na retirada do lixo de todo o abrigo, função que ele diz ser capacitado e que é dele. É muito amado por todos. "Se aqui fosse um abrigo permanente, eu iria pedir para ficar...choro...".
Marcelle D'arc voluntária, também não aguentou a entrevista e se emocionou muito.
Depoimento (7)
Valdinéia moradora do Alto do Floresta (nossa hospedada)
Na casa de Valdinéia caiu barreira e se encontra interditada pela Defesa Civil. Na hora da chuva, correu para a casa de sua irmã, mas chegando lá a situação não era diferente, então toda a sua família (10 pessoas) foram encaminhadas para o Alunão, mas não puderam ficar lá por muito tempo, as famílias que lá estavam foram transferidas para a Escola Messias em Olaria, onde foram muito bem recebidas."É muito triste a nossa situação, mesmo que nós sejamos bem tratadas, nada é igual a casa da gente."
Depoimento (6)
Policiais do Rio Danny e Leandro - segurança 24h para as famílias
Os policiais chegam em Friburgo por escala, em grupo de 10, em epecial estes dois policiais nunca estiveram em nossa cidade, mas ficaram assustados com todo o estrago das chuvas, lama , sujeira, poeira, e ficaram imaginando como será sofrido para este povo ver a cidade destruida, eles esperam um dia poder conhecer a cidade bonita como todos descreveram. "Vendo toda esta tragédia, só tivemos a certeza de uma coisa, não existe classe social e raça , todos nós somos iguais."
O nosso muito obrigado ao Batalhão de Policia Militar de Nova Friburgo, por nos dar segurança 24h em nosso abrigo.
Depoimento (5)
Voluntário Robson - conhecido como bombril 1001 utilidades, quebra galho, faz tudo.
Morador de nossa comunidade, primeiro se sensibilizou com o prédio que caiu na Rua São Roque em Olaria, mas nada pode fazer para ajudar. Infelizmente acontecendo esta tragédia das chuvas, soube que o CIEP estava precisando de ajuda, mas antes de chegar ao CIEP passou pela rua do Abrigo e vendo a necessidade de ajuda parou aqui mesmo. Tem feito tudo com muito carinho para ajudar as famílias. "Hoje sou um homem diferente."
Depoimento (4)
Voluntária Luzia - cozinheira
Moradora de nossa comunidade, se apresentou voluntariamente 1º no CIEP, não ficou porque já havia muita gente por lá, com muita vontade de ajudar (espirito solidário), procurou seus antigos patrões da CCM para colaborar na limpeza da lama que ali estava, depois de fazer isso, soube da necessidade de cozinheira na Escola Messias e se apresentou assumindo a cozinha. "Tenho prazer em me doar as pessoas, para mim Deus não fez as coisas como estão agora e cabe a nós concertarmos tudo."
Depoimento (3)
Voluntário Eduardo e Família
Morador da comunidade, também vendo o movimento e sensibilizado com o acontecido se juntou a sua família para ajudar as vítimas das chuvas, procurou a Escola Messias e se apresentou como voluntário, ele tem feito um trabalho incansável buscando ajuda junto as autoridades e comerciantes, é o braço direito na grande organização.
“Ajudar as pessoas é fortificar a minha fé”.
Depoimento (2)
Voluntária Vera com nossa Coordenadora Geral Patrícia Müller
Vera é moradora de nossa comunidade e vendo o movimento na Escola Messias começou a fazer doações, entendendo a necessidade de ajuda começou a voluntariar, pois não se conteve em ficar parada. “Estou levando um aprendizado na vida muito grande, aprendi a me desgarrar de coisas materiais e comecei a buscar as coisas espirituais me doando ao próximo”.
Depoimento (1)
Elias Moraes - hospedado
Sr. Elias é um de nossos hospedados, ele veio do bairro Riograndina e sua casa alagou perdendo tudo, ele foi encaminhado ao CIEP, mas já estava lotado e depois foi encaminhado para a Escola Messias. “Fui muito bem recebido e quando eu sair daqui sentirei falta.”
Regras, direitos e deveres
Na chegada de nossos hospedados (gostamos de chamá-los assim), foi feita uma reunião para esclarer como seriam as regras. Assim como toda casa tem seus horários, nosso abrigo também tem. Explicamos aos nosso hospedados que eles não estavam em uma prisão, mas em um ambiente escolar e que deveríamos cuidar com muito carinho deste patrimônio que foi gentilmente emprestado para ser o novo lar temporário. Planejamos horário de alimentação, banho, planejamos quadro de tarefas, para que os próprios moradores pudessem limpar a escola (seu novo lar), temos horário de fechar a escola, enfim toda uma estrutura montada para que pudessemos viver coletivamente bem.
Voluntário na organização das roupas
Muitos são os voluntários que passaram por aqui, cada um com uma história, cada um com os motivos que os levaram a se sensibilizar de uma forma ou de outra, com as vítimas das chuvas em nossa cidade. Víamos no rosto das pessoas várias formas de expressão, sorriso , lágrima, ansiedade, alegria, nervosismo, não importa, o importante naquele momento era se unir em prol de ajudar ao próximo. É emocionante ver o agir de Deus no momento de mais dor do ser humano, pois ali não existia diferença , não havia classe social, raça ou religião, todos estavam juntos na mesma causa e no mesmo objetivo.
O que é Missão?
“Com quem podemos contar para levar a sério a ordem: ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’?”
É o plano de Deus:
Antes mesmo do mundo ser criado, Deus sabia que o homem iria pecar. Sendo assim, Ele preparou, de antemão, um plano de salvação.
É o plano de Deus:
Antes mesmo do mundo ser criado, Deus sabia que o homem iria pecar. Sendo assim, Ele preparou, de antemão, um plano de salvação.
É a ordem de Jesus:
Um dos maiores mandamentos de Jesus registrado nas Escrituras é a
Um dos maiores mandamentos de Jesus registrado nas Escrituras é a
ordem de fazer missões (Mc 16:15; Mt 28:19 e 20). Antes da ascensão, sua última ordem foi: “Ide por todo o mundo”. (Mc 16:15).
Mas estamos vendo e aprendendo nestes últimos dias que fazer missões é tão somente voluntariar-se na ajuda ao próximo, “amar ao próximo como a ti mesmo” , também é um mandamento de Deus e estamos vivenciando esta
Experiência de forma intensa e real, por isso não podemos ficar de braços cruzados assistindo famílias inteiras sendo destruídas de forma cruel e instantânea, podemos sim fazer com que estas pessoas se sintam amadas e respeitadas e acima de tudo podemos dar esperança a estas famílias tão sofridas, VOLUNTARIAR É AMAR, e a Escola Messias tem abraçado esta causa com carinho e dedicação como se fossemos uma GRANDE FAMÍLIA!
Abrigo Messias Nova Friburgo
Uma parte de nossa Equipe
Como Começou
O dia 12 de Janeiro de 2011 vai ficar marcado na história de nossa cidade e do nosso Brasil, pois vivemos a pior catástrofe em anos já registrados, nós Friburguenses ainda meio que desnorteados sem entender o que estava acontecendo, buscávamos resposta para a desordem e caos que se formou em nosso município, ficamos sem água, luz, telefone e transporte, estávamos completamente perdidos, aos poucos conforme as pessoas iam circulando nas ruas ficávamos sabendo da desgraça que assolou nossa população, desesperados, nós começamos a generalizar um pânico, as pessoas começaram a comprar ,velas, água e comida com medo de se faltar tudo por muito tempo.
Foi difícil o começar, pois demoramos a entender a gravidade do que estava acontecendo, aos poucos ficamos sabendo da perda de muitos irmãos, das casas que caíram, dos prédios destruídos , dos hospitais, dos rios , das montanhas, era muita desgraça ao mesmo tempo, parecia mentira , nenhum filme jamais poderá registrar com realidade o que é uma verdadeira catástrofe natural.
E a boa lição disso tudo: SOLIDARIEDADE! Assim começou uma nova história, onde várias pessoas tem se mobilizado para RECONSTRUIR NOVA BRIBURGO!!!
Assinar:
Postagens (Atom)